Projeto Telepnar promove Treinamento em Pré-natal de Alto Risco para profissionais do DSEI Manaus
Em uma iniciativa voltada para a melhoria da assistência à saúde das gestantes, o Projeto Telepnar conduziu, neste 1° de setembro, mais um treinamento especializado em pré-natal de alto risco, desta vez para os profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) - Manaus. O evento, que contou com a presença de cerca de 40 profissionais da saúde, incluindo médicos e enfermeiros, foi realizado no auditório do Hospital Universitário Getúlio Vargas.
O grupo de palestrantes reuniu a equipe de especialistas do Telepnar, incluindo a Dra. Ione Brum, Dra. Lana de Lourdes Aguiar Lima, Dr. Pedro Elias, o enfermeiro Said Cabús e o analista de TI Herivan Sousa. Durante a capacitação, a equipe do Projeto destacou a importância de um pré-natal de qualidade, adaptando o conteúdo à realidade dos profissionais que atuam nos polos do DSEI Manaus.
Foram discutidos temas pertinentes como os exames de rotina do pré-natal, a vacinação, o suporte farmacêutico nos insumos de rotina, a importância da estratificação de risco e tópicos específicos como malária e gestação, além do treinamento da plataforma de telemonitoramento de pré-natal de alto risco desenvolvida pelo projeto. Em um dos momentos, o enfermeiro Said Cabús ressaltou a relevância da interação dos profissionais com a plataforma Telepnar, “Quanto mais cedo o caso for notificado, mais chances a gestante terá de um desfecho favorável”.
A enfermeira Graciene Frota, que trabalha na Saúde de Atenção Primária do DSEI Manaus, também partilhou sua visão sobre o evento, “Essa capacitação nos trouxe um conhecimento de uma conduta diferenciada e a oportunidade de abreviar os riscos de gestantes de alto risco em curto prazo e uma logística menor. Representa também uma possibilidade muito especial de trazer para dentro das equipes de saúde indígena o olhar desse grupo de risco. Um olhar que revela necessidades de um ponto de vista diferente e que, portanto, abre as portas para um universo novo de intervenção” afirmou.
Este evento faz parte da expansão do Projeto Telepnar para unidades de saúde indígena e visa alcançar todos os DSEIs presentes no estado do Amazonas, a fim de garantir uma assistência qualificada e especializada para as gestantes em situação de alto risco, considerando as particularidades das populações indígenas.
TELEPNAR
O projeto TELEPNAR é uma iniciativa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/HUGV) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) de julho de 2022. O projeto já capacitou mais de 400 profissionais de saúde do estado do Amazonas e conta com uma equipe de médicos e enfermeiros especialistas em ginecologia e obstetrícia.
Redes Sociais