Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Avanço na Saúde Indígena: TELEPNAR Capacita Profissionais de Saúde Indígena em Pré-Natal de Alto Risco no DSEI MRSA em Tefé
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Avanço na Saúde Indígena: TELEPNAR Capacita Profissionais de Saúde Indígena em Pré-Natal de Alto Risco no DSEI MRSA em Tefé

  • Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2023, 19h59
  • Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 20h32

De 26 a 28 de julho, no Auditório do Distrito Sanitário Especial Indígena do Médio Rio Solimões e Afluentes (DSEI MRSA), cerca de 30 profissionais de saúde indígena participaram de uma capacitação oferecida pelo Projeto TELEPNAR (Telemonitoramento de Pré-natal de Alto Risco), cujo principal objetivo é reduzir a mortalidade materno-infantil e neonatal entre mulheres de regiões remotas do Amazonas.

A capacitação, faz parte das atividades do Projeto TELEPNAR, uma iniciativa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/HUGV) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), durante o evento os profissionais foram treinados para utilizar a plataforma digital TELEPNAR, que permite o acompanhamento das gestantes por profissionais de saúde locais e médicos especialistas do projeto situados na capital do Amazonas. Essa assistência remota é essencial para profissionais que prestam atendimento nas cidades e comunidades do interior do Amazonas, locais frequentemente afastados de recursos médicos especializados.

Ercília Vieira, coordenadora do DSEI MRSA, destaca o desafio enfrentado nas comunidades indígenas. “A gente vêm perdendo mulheres, por uma coisa muito simples que é a questão do pré-natal, que é a questão da prevenção, e é uma coisa que parece ser simples, mas quando a gente olha pra realidade indígena e vê as mulheres grávidas lá nas cabeceiras dos Igarapés, por exemplo (...), e a gente não tem condição de chegar naquele lugar e salvar a vida dessa mulher, né? Por falta de um pré-natal, por falta de uma assistência, por falta de um acompanhamento” lamenta.

Para complementar o treinamento na plataforma, a capacitação incluiu aulas abordando assuntos cruciais ao atendimento de gestantes em condições de alto risco, como Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), diabetes gestacional e infecção urinária na gravidez, além de destacar o papel decisivo da enfermagem nos atendimentos em áreas remotas. O intuito foi equipar esses profissionais com conhecimentos essenciais para lidar com estas situações delicadas e complexas nesse momento na vida da mulher.

O enfermeiro João Paulo, que trabalha em um dos Polos do DSEI MRSA no município de Jutaí, destacou a relevância do projeto para os profissionais. "O projeto é de grande valia para a gente ter orientações de profissionais especialistas na questão das nossas gestantes de alto risco, em algumas vezes a equipe da enfermagem entra (nas áreas indígenas) sem acompanhamento médico especializado, então fica por conta apenas da enfermagem cuidar dessas pacientes" afirmou.

No encerramento da capacitação, o Vice-coordenador do Projeto TELEPNAR, Dr. Pedro Elias, enfatizou a importância de prover recursos básicos de trabalho para a atuação efetiva dos profissionais de saúde nas áreas indígenas. "Para além desse projeto, devemos somar esforços para oferecer condições mínimas para os profissionais que estão na ponta trabalharem, como conectividade, laboratórios e medicamentos", afirmou o médico.

As ações do Projeto TELEPNAR representam um avanço significativo na melhoria do atendimento à saúde materno-infantil nas comunidades indígenas do Amazonas. Com mais treinamentos, oferta de insumos e condições de trabalho básicas para os profissionais atuarem, a esperança é que a qualidade da assistência médica melhore para as populações indígenas da região e de todo o estado.

 

TELEPNAR

O projeto TELEPNAR é uma iniciativa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/HUGV) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) de julho de 2022. O projeto já capacitou mais de 400 profissionais de saúde do estado do Amazonas e conta com uma equipe de médicos e enfermeiros especialistas em ginecologia e obstetrícia.

Conheça o Instagram do projeto: instagram.com/telepnar.am

registrado em:
Fim do conteúdo da página