Projeto TelePNAR é apresentado ao novo Secretário de Saúde Indígena
Ocorreu na última quarta-feira (01) em Brasília o encontro entre a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), através do Secretário Ricardo Weibe Tapeba, e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do Professor Pedro Elias, para apresentação do Projeto TelePNAR (Telemonitoramento de Pré-Natal de Alto Risco no Estado do Amazonas).
A reunião foi realizada com o objetivo de dar conhecimento ao Secretário sobre o que é o Projeto, sua importância e sobre como promover seus benefícios para todas as regiões que envolvem o estado do Amazonas, principalmente por impactar diretamente a população indígena.
Na oportunidade, o professor Pedro ofereceu suporte para as mulheres da etnia Yanomami, através da Universidade Federal do Amazonas. “O projeto pode ser potencializado para todas as regiões onde tiverem mulheres indígenas necessitando desse suporte, especialmente agora nessa situação que envolve os Yanomami, que também estão presentes no nosso estado” afirmou o professor, que deverá estar em contato com a equipe da Secretaria para definir as ações desse apoio e visitar Roraima em breve.
Outra pauta levada à reunião foi a divulgação plena do Projeto TelePNAR para todas as equipes de saúde indígena do Amazonas, a fim de que possam contar com essa ferramenta tecnológica de apoio às mulheres grávidas. Para o professor o encontro foi positivo para o futuro do Projeto “Foi uma reunião muito proveitosa, o Secretário se mostra muito sensível com a problemática, e tem conhecimento sobre como esses problemas acontecem nos locais mais remotos” reiterou.
Atualmente o TelePNAR atende os municípios de Barcelos, Coari, Itacoatiara, Jutaí, Manacapuru, Manaus, Maués, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé. No ano de 2022 o projeto esteve em fase de planejamento e correções, já no ano de 2023 pretende prestar uma assistência mais efetiva para a população. Uma próxima reunião está prevista com a SESAI para o mês de fevereiro.
Professor Pedro Elias e Secretário Ricardo Weibe Tapeba
Redes Sociais