Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Roraima é o novo estado a integrar o TelePNAR na Amazônia Legal
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Roraima é o novo estado a integrar o TelePNAR na Amazônia Legal

  • Publicado: Sexta, 25 de Julho de 2025, 15h19
  • Última atualização em Sexta, 25 de Julho de 2025, 15h20

Nos dias 17 e 18 de julho, o Projeto TelePNAR, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU-RR), realizou a implantação do Projeto de Telemonitoramento do Pré-natal de Alto Risco (TelePNAR) no estado. A ação ocorreu em Boa Vista, na sede da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, e contou com a presença de gestores da SESAU, representantes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) Leste e Yanomami, além de profissionais de diversas unidades de saúde de Roraima.

A programação incluiu a apresentação da iniciativa e treinamento prático na plataforma TelePNAR, voltada ao acompanhamento remoto de gestantes em situações de alto risco, com foco na redução da mortalidade materna, fetal e neonatal. Segundo a Dra. Ione Brum, coordenadora do projeto, a implementação leva em consideração as especificidades de cada território:

“À medida que a gente veio pra Roraima para implantar o TelePNAR, a gente já traz uma plataforma pronta aos moldes do Amazonas, e aqui a gente discute adaptações para as condições e para as necessidades de Roraima. Então, para isso, a gente discute fluxo, quais os municípios que inicialmente vão entrar no projeto, as ferramentas que a plataforma tem pra auxiliar gestores na condução da saúde da gestante, do bebê e do recém-nascido, e até as capacitações, aulas prontas, protocolos. Mas a gente sempre coloca que tudo isso pode ser adaptado às necessidades e às condições locais”, destacou.

Com uma geografia semelhante à do Amazonas, o estado de Roraima também apresenta desafios logísticos que dificultam o acesso a serviços especializados de saúde. Para Cinthia Brasil, coordenadora da Atenção Básica da SESAU-RR, a chegada do TelePNAR representa um avanço estratégico para o cuidado materno-infantil:

“A realidade dos municípios da região Amazônica é semelhante. Nós temos municípios em áreas remotas, temos população ribeirinha também, e a oportunidade que o Amazonas teve com o TelePNAR — a expansão para a gente em Roraima é muito importante. O TelePNAR vem como uma ferramenta de fortalecimento e qualificação da Atenção Primária, com as possibilidades de diminuir distâncias, oportunizar e qualificar o atendimento, e com isso reduzir a mortalidade materna e, quiçá, fetal também”, afirmou.

A ação integra a expansão do TelePNAR para a Amazônia Legal, como parte da estratégia do Ministério da Saúde para ampliar o cuidado integral à saúde da mulher em todo o território nacional. O projeto é fruto da parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Mulheres (CGASMU), vinculada ao Departamento de Gestão do Cuidado Integral (DGCI) da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS).

“Com a implementação do TelePNAR no estado de Roraima, a gente espera qualificar o acompanhamento pré-natal pensando nos cuidados de alto risco e, nesse contexto, conseguir qualificar a rede e dar apoio de telematriciamento para os profissionais da Atenção Primária. Essa interlocução entre a Atenção Especializada e a APS é fundamental para garantir o cuidado integral”, explicou Daniele Simim, consultora técnica da CGASMU/DGCI/SAPS/MS.

Com essa iniciativa, Roraima passa a integrar a rede de estados que utilizam o TelePNAR como ferramenta de apoio à vigilância e ao cuidado materno-infantil, inicialmente nos municípios de Bonfim, Normandia, Pacaraima, Caroebe e Uiramutã, assim como nos DSEI Leste e Yanomami.

registrado em:
Fim do conteúdo da página