Nos dias 29 e 30 de outubro, o Projeto TelePNAR, com o apoio do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA-UFAM), realizou um treinamento de pré-natal de alto risco na cidade de Humaitá, Amazonas. A capacitação reuniu profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Purus, DSEI Porto Velho, da Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá e de Lábrea. A ação teve como objetivo aprimorar o atendimento e fortalecer o cuidado com gestantes de alto risco em áreas remotas, além de discutir desafios e estratégias específicas para o contexto amazônico.
Entre os palestrantes, destacou-se a presença da Consultora Técnica da Coordenação Geral de Atenção Integral à Saúde das Mulheres (CGESMU), Suseane Silva, que apresentou a Rede Alyne aos participantes. A responsável técnica do Programa Saúde da Mulher no DSEI Médio Rio Purus, Alexandra Lima Fernandes, relatou as dificuldades enfrentadas pela equipe para comparecer ao evento. “Nossa equipe saiu de Lábrea, que fica a cinco horas de Humaitá. Alguns profissionais estavam em área, e alguns vieram de helicóptero devido à estiagem para chegar até a cidade, e outros vieram de carona porque o barco que estavam usando não chegaria a tempo,” relatou Alexandra, destacando os desafios logísticos que acompanham a assistência em saúde em regiões tão remotas.
Com essa capacitação, o TelePNAR fortalece seu compromisso de apoiar profissionais de saúde que atuam em áreas indígenas e rurais da região sul do Amazonas e região, ampliando o acesso à saúde especializada e o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento de situações críticas em saúde materna, como no treinamento contra hemorragia pós-parto oferecido pela equipe.
Redes Sociais