Autazes recebe o Projeto Telepnar
Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2024 o município de Autazes recebeu o Projeto Telepnar, na ocasião a plataforma Telepnar foi apresentada aos profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica da cidade, além de a equipe abordar temas inerentes ao pré-natal de alto risco, como pré-eclâmpsia e diabetes com os participantes.
O encontro aconteceu na sede da SEMSA Autazes. Estiveram ministrando a qualificação o Vice- Coordenador do Projeto, Dr Pedro Elias; o Médico Ginecologista e Obstetra, Carlos Henrique e o Enfermeiro Obstetra, Said Cabús. A Coordenadora da Saúde da Mulher do município, Kelly Bessa, expressou a relevância do projeto para a saúde de Autazes. “Para ajudar no monitoramento e em um pré-natal mais seguro para as nossas gestantes, é de suma importância o conhecimento e esse apoio da Telemedicina, pra monitorar, acompanhar e tratar essas gestantes que têm um alto-risco no pré natal”.
Kelly também reforçou os benefícios que os atendimentos via Telemedicina proporcionam para as gestantes que moram longe da capital “Ela vai estar podendo ser acompanhada juntamente com o médico da UBS, evitando que ela se desloque, e estar mais perto da sua casa e da sua família” afirmou.
Saúde Indígena
Ainda na oportunidade da visita ao município, na última sexta-feira(16), integrantes do Projeto Telepnar realizaram uma visita à sede do Polo Base Pantaleão, do Distrito Sanitário Indígena (DSEI) Manaus, onde puderam analisar a infraestrutura local visando a implementação de um polo de telessaúde na unidade. Esta iniciativa busca ampliar o acesso a serviços de saúde especializados para a população indígena atendida pelo Polo Pantaleão, bem como facilitar a realização de consultas e acompanhamentos médicos à distância com as especialidades oferecidas pela Telessaúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas.
Redes Sociais