Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA E DSEI ARN RECEBEM CAPACITAÇÃO TELEPNAR
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA E DSEI ARN RECEBEM CAPACITAÇÃO TELEPNAR

  • Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 16h38
  • Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 17h00

Profissionais de saúde municipais de São Gabriel da Cachoeira e profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro uniram-se ao Projeto TelePNAR na sede da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), nos dias 30/11 e 01/12 para receber a capacitação em pré-natal de alto risco oferecida pelo projeto. O objetivo das aulas foi treinar os profissionais a utilizar a plataforma TelePNAR para realizar o telemonitoramento das gestantes locais, além de levar temas comuns ao pré-natal para discussão com os médicos e enfermeiros.

Estiveram presentes cerca de 60 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros da saúde municipal e da saúde indígena do DSEI ARN. Também prestigiaram o evento: a Secretária de Saúde do Município, Adelaide Amorim; o Coordenador Distrital do DSEI Alto Rio Negro, Luiz Brazão dos Santos, a Coordenadora do TelePNAR, Dra Ione Brum; o Vice Coordenador do Projeto Dr. Pedro Elias e o Médico Gineco-Obstetra e Teleconsultor do Telepnar, Dr Carlos Henrique.

Esse evento representou um passo significativo na busca pela melhoria da assistência à saúde materna em uma região que tem como base o município de São Gabriel, conhecido por ser o mais indígena do Brasil, colaborando com os profissionais locais na conduta com casos de gestações de alto risco.

Os profissionais do município reforçam a importância desta iniciativa, para melhorar os dados de mortalidade materna e neonatal. “Nosso índice aqui no município é bem alto relacionado à mortalidade materna, e através desse curso oferecido por esse projeto, tenho certeza que iremos salvar vidas de muitas grávidas, muitas crianças. Principalmente porque não temos profissionais especialistas na área obstétrica, com certeza é um projeto que vem fazer a diferença no nosso município” afirma Laura Jakeline dos Santos - Coordenadora do Programa Saúde da Mulher do Município.

O DSEI Alto Rio Negro, que compreende 5 polos e 742 aldeias, tem sede em São Gabriel da Cachoeira, e também necessita de apoio especializado.  “Os profissionais se deslocaram até aqui para realizar essa capacitação. É com grande satisfação que a gente agrega mais conhecimento junto aos nossos profissionais e às nossas estratégias para diminuição da mortalidade materna e infantil. ” enfatiza Thays Henrique - Responsável Técnica do Programa Saúde da Mulher e da Criança no DSEI ARN.

 Luís Brazão dos Santos -   Coordenador Distrital do Dsei ARN. Foto: Comunicação TelePNAR

Através da Plataforma TelePNAR, desenvolvida pela equipe do Projeto, as gestantes poderão receber atendimento médico especializado e à distância em caso de pré-natal de alto risco, o que traz enormes vantagens para quem mora em lugares remotos, como as aldeias do Alto Rio Negro, conforme reflete Luís Brazão dos Santos - Coordenador Distrital do Dsei ARN. “O primeiro benefício é não tirar ela de seu ambiente, a qual está acostumada a viver. Não mexendo com a questão de locomoção, cultura, alimentação, já é um primeiro ponto. Então o benefício que esse projeto Telepnar vai trazer é justamente, que você vai conseguir atender à longa distância. O segundo é que a gente vai poder em tempo real conseguir fazer com que eles possam estar diminuindo o risco na hora do parto. O terceiro é que a criança, desde sua concepção até a hora do parto, que ela nasça com vida e sadia, sem risco mais na frente.”

 O gestor também enfrenta dificuldades em logística e custos com remoção de pacientes, devido a ampla abrangência do território do DSEI ARN. “Isso vai trazer um resultado positivo, haja vista que a gente tem muita dificuldade de remover nossos pacientes, lá da ponta, da aldeia, hoje com essa estiagem, não conseguimos tirar (pacientes) via fluvial, tem que ser através de um resgate via aéreo. Algumas vezes precisamos trazer da aldeia até a sede do município, e nem sempre temos um profissional da HGU, tendo que ser removido para Manaus.”  avalia Luiz, liderança importante no Alto Rio Negro, que durante sua participação no evento anunciou instalação de internet no Polo Base de Yauaretê, para que se possam realizar as teleconsultas.

 

PROJETO TELEPNAR

O Projeto TelePNAR é uma parceria entre a UFAM e o Ministério da Saúde, criado para atender gestantes de alto risco em áreas remotas do Amazonas. A iniciativa criou a Plataforma TelePNAR, um sistema de telemonitoramento, utilizado por profissionais de saúde para realizar consultas em pré-natal de alto risco junto aos especialistas do projeto. Além disso oferece aulas e capacitações em temas relacionados à gravidez. Esse é o quarto DSEI que recebe capacitação entre os 07 do Amazonas, parceria necessária para possibilitar um atendimento de qualidade para as mulheres indígenas. O Projeto já capacitou mais de 400 profissionais até o momento e visa expandir para todos os municípios do Amazonas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página