DSEI Alto Rio Solimões promove evento de Capacitação em Saúde da Mulher Indígena com participação do TelePNAR
De 25 a 29 de setembro de 2023, no Auditório da Escola Municipal José Carlos Mestrinho – Botinho, em Tabatinga, ocorreu o evento de Capacitação em Saúde da Mulher Indígena. Esta iniciativa foi organizada pelo DSEI Alto Rio Solimões, com o apoio de diversas instituições, incluindo o Projeto Telepnar da UFAM, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, UEA, Missão Evangélica Caiuá e a Prefeitura Municipal de Tabatinga.
Os palestrantes que contribuíram para a capacitação são: Letícia Mota, representante da SESAI; Dr. Pedro Elias, Chefe da Unidade de E-saúde do Hospital Getúlio Vargas; Dr. Carlos Henrique, Ginecologista Obstetra do HUGV/UFAM, a Enfermeira Nadime da SES-AM e Cristiane Ferreira da Silva, Enfermeira e Responsável Técnica pela Saúde da Mulher no DSEI ARS.
Participaram do evento 43 profissionais dos polos-base São Sebastião (município de Tonantins), Betânia (município de Santo Antônio do Içá), São Francisco de Canimari e Nova Itália (município de Amaturá) São Paulo Sede, Campo Alegre e Vendaval (município de São Paulo de Olivença), Belém do Solimões, Umariaçu 1 e Umariaçu 2 (município de Tabatinga), Feijoal e Filadélfia (município de Benjamin Constant). Também houve a participação de profissionais da maternidade Celina, representantes das Secretarias de Saúde de Tabatinga e Tonantins e profissionais do DSEI Vale do Javari.
A Responsável Técnica pela Saúde da Mulher no DSEI ARS, Cristiane Ferreira falou sobre a iniciativa de criação do evento: “A Capacitação em Saúde da Mulher Indígena surgiu devido a necessidade de atualizar as equipes multidisciplinares de saúde indígena que atuam no âmbito do DSEI.” Este evento se torna ainda mais pertinente ao considerar que no DSEI ARS há uma população de 72.759 indígenas, com 1.100 gestantes acompanhadas diariamente, são 07 etnias, que vivem em 241 aldeias, localizadas em 07 municípios e atendidas por 39 equipes de saúde.
Os tópicos abordados durante o evento abrangem a estratificação de risco, a telessaúde, a plataforma TelePNAR, temas relacionados a pré-natal de alto risco, e até mesmo o pré-natal intercultural no DSEI ARS, incluindo também as práticas tradicionais das parteiras indígenas. Cristiane também enfatizou os benefícios dos conteúdos abordados nas palestras: “Atualizar as equipes de saúde é fundamental para levar uma saúde de qualidade para a população. E tem objetivo de reduzir a morbimortalidade materna, infantil e fetal.”
Projeto TelePNAR
O Projeto TelePNAR é uma parceria entre a UFAM e o Ministério da Saúde, criado para atender gestantes de alto risco em áreas remotas do Amazonas. Essa é a terceira capacitação entre os 07 DSEI do Amazonas, parceria necessária para possibilitar um atendimento de qualidade para as mulheres indígenas e suas futuras gerações. O Projeto já capacitou mais de 400 profissionais até o momento e visa expandir para todos os municípios do Amazonas.
Redes Sociais